400 mil pobres ficam sem ajuda para comer - TVI

400 mil pobres ficam sem ajuda para comer

Sem-abrigo (arquivo)

Portugal perde 36 milhões de euros do programa comunitário de ajuda alimentar

Relacionados
Há 400 mil portugueses que deixarão de ter os apoios de que beneficiavam até agora para comer. Portugal passou a ter direito a apenas quatro milhões de euros, em vez dos anteriores 40 milhões do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados.

Este programa ficou sem 500 milhões de euros e, agora, por toda a Europa há a distribuir apenas 113 milhões (18 milhões de europeus precisam deste apoio). Portugal foi também afectado pela descida das verbas.

Segundo o «Jornal de Notícias», na reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, que decorreu na sexta-feira, alguns Estados-membros exerceram uma minoria de bloqueio que acabou por reduzir o montante a ser utilizado naquela iniciativa.

Foram eles a Alemanha, Reino Unido, Suécia, Dinamarca, Holanda e República Checa. Para estes países, a ajuda não devia estar integrada na Política Agrária Comum, mas sim na da Acção Social. Isso está, de resto, previsto para acontecer já a partir de 2014. Só que, até lá, a ideia era garantir que esses 500 milhões de euros chegavam a quem mais precisa. O que, pelos vistos, não vai acontecer.
Continue a ler esta notícia

Relacionados