Combustíveis caros: como compensar e gastar menos - TVI

Combustíveis caros: como compensar e gastar menos

Petróleo

Uma condução que reduza as velocidades máximas e, sobretudo, evite travagens e arranques bruscos permitiria poupar 800 milhões

Relacionados
É uma forma de combater os altos preços dos combustíveis. Uma condução que reduza as velocidades máximas e, sobretudo, evite travagens e arranques bruscos permitiria poupar 800 milhões de euros em combustíveis e 1,7 mil milhões de toneladas de CO2 por ano.

De acordo com um estudo do projecto «Eco Condução Portugal», para além da poupança de 800 milhões de euros, Portugal poderia reduzir até 20 por cento do consumo de combustível caso os automobilistas adoptassem práticas de condução mais eficientes e adequadas à tecnologia actual dos carros, conclui o mesmo estudo, apresentado no ano passado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Já para o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal considera que diminuir a velocidade máxima nas auto-estradas só resulta numa redução do consumo de combustível se os condutores mudarem o tipo de condução.

«Diminuir o limite em 10 ou 20 quilómetros hora é uma medida administrativa que não reduz o consumo se os condutores não adotarem uma eco-condução. Se continuarem com um comportamento agressivo, com travagens, acelerações e arranques bruscos, não resultará» em menos combustível gasto, disse à Lusa Hélder Pedro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados