Destinos a visitar antes que desapareçam - TVI

Destinos a visitar antes que desapareçam

Everglades, Florida

Unesco actualizou lista de locais em perigo. Há alguns que não deve perder a oportunidade de visitar

Relacionados
A UNESCO actualizou a sua lista de paisagens mundiais em perigo. Há alguns que merecem uma visita antes de desaparecerem, e que não quer certamente deixar de conhecer. A Hotéis.com aconselha alguns destes destinos, antes que seja tarde demais.

Respeitando ao máximo a zona visitada, o objectivo é que o visitante fique a conhecer estes locais de beleza rara antes que estes sejam alterados.

Catedral Bagrati e Mosteiro Gelati (Geórgia)

A Catedral Bagrati, dos sécs. X e XI, foi parcialmente destruída mas as suas ruínas encontram-se ainda no centro de Kutaisi. O Mosteiro Gelati, construído nos sécs. XII e XVII perto de Kutaisi, corresponde a um complexo com azulejos e pinturas de parede, preservando também ainda muitos murais e manuscritos. Inclui a Igreja da Virgem e as igrejas de S. Jorge e S. Nicolau, do séc. XIII, e recebeu alguns dos principais cientistas, teólogos e filósofos da Geórgia. Foi reconhecido pela Unesco como património da humanidade em 1994 e, em 2010, colocado na lista de locais em perigo. Juntamente com a Catedral Bagrati, representam o início da arquitectura medieval na Geórgia.

Selva tropical de Atsinanana (Madagáscar)

A selva tropical de Atsinanana, na província de Toamasina, corresponde a seis parques nacionais na zona Este da ilha de Madagáscar, responsáveis pela manutenção da biodiversidade da ilha, incluindo a sua história geológica, que evolui de forma independente desde há 60 milhões de anos. Madagáscar serve de habitação a muitas espécies ameaçadas, bem como espécies raras, nomeadamente primatas e lémures. Este local precisa de ser protegido devido ao facto de ser crucial para um grande número de processos ecológicos essenciais à biodiversidade da ilha. Adicionalmente, tem servido de refúgio a espécies cujo habitat é ameaçado e portanto revela-se cada vez mais importante, perante as alterações climáticas.

Túmulos dos Reis do Buganda (Uganda)

Os túmulos dos Reis do Buganda, em Kasubi, definem um local de cerca de 30 hectares na zona de Kampala. É constituído por uma montanha e no topo encontra-se o palácio dos Kabakas de Buganda, erigido em 1882 e convertido em cemitério real em 1884. A arquitectura é composta por materiais orgânicos, como madeira, sapé, junco e vime, mas são acima de tudo as características intangíveis que lhe definem a identidade. Este é o local religioso mais activo do reino, uma obra-prima da criatividade humana no que respeita à sua concepção e execução, e marcado pela história, tradições e valores espirituais.

Parque Nacional de Everglades (EUA)

O Parque Nacional de Everglades, na Flórida, é famoso pela sua riqueza de espécies e pela enorme variedade de habitats aquáticos, tornando-o num local de excepção para pássaros e répteis. É a maior área selvagem subtropical do continente norte-americano e inclui o maior ecossistema de mangue do hemisfério ocidental. A sua variedade de espécies selvagens subtropicais e temperadas é única nos Estados Unidos. Representa um ecossistema frágil e o declínio do habitat húmido resulta no facto de, desde o início do séc. XX, 95% da população de aves ter desaparecido.
Continue a ler esta notícia

Relacionados