Farmácias: 10 mil euros por mês em vendas a fiado - TVI

Farmácias: 10 mil euros por mês em vendas a fiado

Farmácia

Doentes põem contas em dia quando recebem reforma ou ordenado. Mas há quem já nem tenha dinheiro para comprar

Relacionados
São os efeitos da crise: todos os meses ficam por pagar 10 mil euros em cada farmácia.

«O volume de crédito mensal por farmácia é de 10 mil euros. Os doentes dizem que pagam no final do mês e quando receberem as reformas. São pessoas com pensões pequenas, em situações de desemprego, casais que têm filhos e muitas despesas», disse ao «Diário de Notícias» o presidente da Associação Nacional de Farmácias, João Cordeiro.

As vendas a fiado multiplicam-se quase sempre a clientes habituais. Os doentes prometem pôr as contas em dia no final do mês mas há quem opte simplesmente por deixar de comprar medicamentos.

«Há uma diminuição na capacidade de compra e as pessoas fazem uma contenção de gastos. Deixam de tomar os medicamentos para o colesterol, porque pensam que se trata só de um problema de alimentação, optam por levar apenas uma caixa ou compra só uma parte do que é receitado. Em média, cada farmácia tem cerca de 100 pessoas a vender a crédito», explicou ao mesmo jornal o ex-bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Aranda da Silva.

Em casos extremos, há até farmácias que já concedem a opção do pagamento por prestações. A poupança é um bem cada vez mais «escasso».
Continue a ler esta notícia

Relacionados