SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos - TVI

SCUT: afinal chips de matrícula vão ser pagos

Marcha lenta contra portagens nas Scut, no Porto

Aparelho deverá custar pelo menos 23 euros

Relacionados
Os chips de matrícula para a cobrança de portagens nas ainda auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) vão afinal ter de ser financiados pelos utilizadores e o montante pago pela pré-reserva já não vai ser convertido em portagens, como estava previsto.

A medida consta na redacção da nova lei aprovada na Assembleia da República, decorrente das alterações legislativas acordadas entre o PS e o PSD. O consenso criado entre os dois partidos prevê vários modelos de pagamento, tornando facultativa a utilização do Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM).

Quem não optar por nenhuma das modalidades de pagamento previstas para as portagens nas três concessões (Grande Porto, Costa de Prata e Norte Litoral) arrisca-se a pagar uma multa até 600 euros. São elas o pré-pagamento, pós-pagamento, imagem fotográfica ou Via Verde.

As pré-reservas dos aparelhos já vão em mais de 30 mil. E cada chip deverá custar pelo menos 23 euros aos bolsos dos condutores, revela o «Correio da Manhã». Este era aliás o valor previsto pelo Governo para subsidiar o DEM, antes do acordo alcançado com o maior partido da oposição.

Chips: decisão é «sintoma da grande insegurança»

SCUT: verba está praticamente esgotada

SCUT: via verde tem 31.900 veículos em pré-adesão ao chip
Continue a ler esta notícia

Relacionados