Transportes: novo passe «Navegante» é mais caro - TVI

Transportes: novo passe «Navegante» é mais caro

Valores oscliam entre os 35 e os 40 euros por mês para andar de metro ou nos autocarros da Carris em Lisboa

Relacionados
O fim dos passes únicos para viajar na Carris ou no Metropolitano de Lisboa vai forçar mais de 77 mil passageiros a aderirem ao «Navegante», o novo passe que inclui mais serviços, mas também é mais caro.

O Navegante, que estará disponível a partir de quarta-feira, é um passe que integra o metro, a Carris e a CP Lisboa.

Com a entrada em vigor do Navegante, os passes próprios do metro e da Carris vão deixar de estar à venda para os passageiros que queiram comprá-los pela primeira vez.

Os passageiros que já tenham estes passes carregados no cartão Lisboa Viva podem continuar a carregá-los até ao final deste ano, uma vez que só no início de 2013 é que os passes próprios do Metro e da Carris deixam de existir, sendo substituídos definitivamente pelo Navegante.

O fim dos passes próprios deverá afectar mais de 77 mil utentes, segundo cálculos feitos pela Lusa com base em dados fornecidos pelas duas empresas.

No que respeita à Carris, em 2011, a média mensal de vendas do passe Carris nas diversas modalidades, excluindo os meses tradicionais de férias (Julho e Agosto), foi de 37.370, disse à Lusa fonte oficial da transportadora.

No metro, foram vendidos em Dezembro cerca de 40 mil passes próprios, segundo dados fornecidos à Lusa pela empresa.

O passe do Metro urbano 30 dias custa actualmente 23,90 euros e o passe Metro rede 30 dias tem o preço de 32 euros.

Na Carris, os passageiros pagam actualmente 27,50 euros pelo passe urbano 30 dias e 32 euros pelo passe rede 30 dias.

A partir de quarta-feira, os recarregamentos dos passes Metro urbano e Metro rede 30 dias passam a custar 29 euros e 35 euros, respectivamente. Os mesmos valores serão cobrados nos passes Carris urbano e Carris rede.

O passe Navegante urbano 30 dias vai custar 35 euros e o Navegante rede 30 dias terá o preço de 40 euros.

Os clientes de passes próprios Metro e Carris que transfiram para os passes Navegante, beneficiam até ao final deste ano, de um desconto de três euros sempre que fizerem um recarregamento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados