SCUT: vêm aí títulos pré-pagos para pagar portagens - TVI

SCUT: vêm aí títulos pré-pagos para pagar portagens

Scut

O condutor poderá comprar um título pré-pago, por um montante fixo e que será válido por três dias

Relacionados
A utilização das antigas SCUT poderá passar a ser paga através de títulos pré-pagos válidos para três dias. O anúncio surgiu pela mão do Governo da Galiza, que diz ter recebido a garantia do secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos.

«Já em Abril o Governo português colocará em marcha uma solução adicional para o pagamento das portagens e que consistirá na compra de um título pré-pago por um montante fixo e válido para um período de três dias», disse à Lusa fonte do Gabinete do Conselheiro do Meio Ambiente, Território e Infra-estruturas do Governo da Galiza.

O Gabinete de Paulo Campos confirmou a medida. Já o Ministério das Obras Públicas explicou à Lusa que estes títulos pré-pagos são apenas para «viaturas ligeiras e de matrícula estrangeira».

Este novo método de pagamento, que deverá entrar em funcionamento a 4 de abril, não estará acessível aos condutores nacionais, destinando-se apenas a superar as dificuldades sentidas pelos espanhóis no acesso à rede nacional.

O Governo galego, por sua vez, explicou que esta informação foi prestada pelo Gabinete de Paulo Campos, após os vários pedidos de informação apresentados pelo Governo Galego, tendo em conta as dificuldades dos utilizadores daquela região em percorrer as três antigas SCUT do Norte, que passaram a ser portajadas em Outubro.

«Esta solução estará disponível na Internet, nas estações de Correios de Portugal e em toda a rede Payshop a partir do 4 de Abril», acrescenta a fonte.

O gabinete do conselheiro Agustín Hernández - semelhante a um ministro das Obras Públicas mas no Governo Regional - garante que esta foi a resposta da Secretaria de Estado das Obras Públicas à «constatação do incumprimento de algumas das medidas para facilitar o pagamento» aos condutores espanhóis e que tinham sido acordadas em Novembro.

Agustín Hernández acrescentou mesmo que já foi contactado o presidente da Sociedade Estatal de Correos e Telégrafos de Espanha, para que «rapidamente» estes títulos sejam vendidos também naquela rede.

Esta solução, cujo modelo de implementação ainda não foi divulgado em Portugal, surge numa altura em que do lado galego as criticas ao modelo de cobrança nas antigas SCUT, sobretudo na A28 entre Viana do Castelo e Porto, subia de tom.

O Governo da Galiza chegou mesmo a apelar ao Ministério das Obras Públicas para que «suspenda» o alargamento da cobrança de portagens nas restantes SCUT enquanto não for cumprido o acordo para facilitar o pagamento aos condutores espanhóis.

[Notícia actualizada às 21h20 com mais informação]
Continue a ler esta notícia

Relacionados