Rajoy espera baixar impostos em 2014 - TVI

Rajoy espera baixar impostos em 2014

Mariano Rajoy

Chefe de Governo confiante que país melhora em 2013. Sobre pedido de resgate, ainda «há várias questões pendentes» antes de decidir

Relacionados
O chefe do Governo espanhol está confiante que 2013 será um ano economicamente melhor e que em 2014 já haverá crescimento económico. Nesse ano, «gostaria» até de poder baixar o IRS.

Mariano Rajoy disse esta terça-feira, numa entrevista à Rádio Cope, que pensa «dar a volta, mais adiante» a algumas das medidas que decidiu adotar para combater o défice das contas públicas, especialmente os aumentos de impostos.

« Gostaria de poder baixar o IRPF (IRS em Espanha) em 2014 (...). Espero poder fazê-lo», disse, insistindo que não aumentou os impostos «por gosto» e que entende «perfeitamente» o descontentamento das pessoas.

O presidente do Governo espanhol antecipa que a economia espanhola regressará ao crescimento no final de 2013 e espera que este ano se destruam menos do que os 600 mil postos de trabalho que inicialmente se estimava.

Rajoy defendeu o pacote de medidas adotadas pelo executivo, considerando que são passos necessários, a par das reformas estruturais, para conseguir a recuperação económica.

Disse ainda que o Governo não decidiu ainda se aumentará as pensões em 2013 e que não tem previsto baixar o salário dos funcionários públicos no próximo ano.

Questionado novamente sobre o eventual pedido de apoio ao Banco Central Espanha (BCE) em Espanha, Mariano Rajoy fez notar que continuam a existir questões por clarificar, nomeadamente o eventual impacto que essa medida teria nos custos de financiamento de Espanha.

«Há várias questões pendentes. Quanto vai baixar o risco da dívida, se fica em 400 e tal pontos base ou baixa a 200. Não é o mesmo». «Se ficarmos com o mesmo (nível de risco) não tem sentido».
Continue a ler esta notícia

Relacionados