Creches: até crianças vão pagar a crise - TVI

Creches: até crianças vão pagar a crise

Crianças

Creches e lares com aumento zero em ano de crise social

Relacionados
Nem as comparticipações às Instituições de Solidariedade Social escapam este ano à crise que o país vive. Os apoios a crianças, idosos ou deficientes até podiam cair, tendo em conta a actualização à taxa de inflação, mas afinal ficam congelados. Ou seja, o cenário até podia ser pior mas mesmo assim as creches e lares terão um aumento zero, avança o jornal «i».

Regra geral o protocolo entre o Estado e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) aponta para que os apoios públicos por crianças ou idosos sejam actualizados à taxa de inflação que vigorou no ano antecedente. Se assim fosse, o Estado cortaria este ano nas comparticipações que anualmente cede às instituições já que inflação de 2009 foi negativa (cerca de -1,8%). Mas tudo indica que será aberta uma excepção. Muitos apoios serão congelados.

Os dirigentes das IPSS preparam-se agora para assinar, dentro de dias, com o Ministério da Solidariedade Social, os termos do protocolo de cooperação para este ano.

Em 2009, cada creche apontada como IPSS recebeu quase 240 euros por criança inscrita, um aumento de 2,6% em relação ao valor de 2008. Este ano, se o contrato fosse seguido à letra, haveria um corte de 1,8%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados