Desemprego jovem: nem o canudo lhes vale - TVI

Desemprego jovem: nem o canudo lhes vale

Jovens licenciados vivem de trabalhos precários. 43 mil estão inscritos nos centros de emprego

Há cada vez mais jovens licenciados desempregados. Esta é a geração mais qualificada de sempre, mas não consegue mostrar o seu potencial. Vive de trabalhos precários, sem condições mínimas para ter independência, num país onde a taxa de desemprego global subiu para os 11,1% no final do ano passado.

E, para além de ser difícil arranjar trabalho na área de estudos, até para arranjar trabalho numa loja é preciso saber os truques. Os jovens deparam-se actualmente com empregos precários, a recibos verdes, que não lhes permitem sair de casa dos pais e ser independentes.

Embora no ano passado o número de empregados com canudo tenha aumentado em 34,9 mil, segundo os dados revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, a verdade é que vão-se somando as pilhas de currículos sem destino. Estão 43 mil jovens licenciados inscritos nos centros de emprego.

Esta é a geração mais qualificada de sempre, mais bem preparada para começar. Mas falta-lhes uma oportunidade para provarem o que valem.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos