Dívida: vai ser díficil a Portugal aguentar juros tão altos - TVI

Dívida: vai ser díficil a Portugal aguentar juros tão altos

Bolsas

Analistas britânicos dizem que «seria doloroso» para o país manter taxas tão elevadas na emissão de dívida

Relacionados
É mais um antecipação negra sobre o futuro de Portugal nos mercados. Analistas britânicas consideram que a taxa de juro de 3,686% registada no primeiro leilão de dívida pública deste ano foi «alta» e será «difícil» a Portugal manter o financiamento a este nível.

«Teve uma cobertura satisfatória [a procura superou 2,6 vezes a oferta], mas a taxa foi razoavelmente alta e seria doloroso para Portugal continuar se mantivesse esta taxa», comentou Elizabeth Afseth, especialista em obrigações do banco de investimento Evolution Securities, citada pela agência Lusa.

Também Phyllis Reed, responsável pelo departamento de obrigações do Banco Privado Kleinwort Benson, diz que a «mensagem foi ligeiramente desapontadora em termos do nível da taxa de juro». Mais: «Teve um nível razoável de procura, mas não tanto como seria de esperar».

Para Reed, «ainda existem preocupações sobre a capacidade de financiamento portuguesa» e interesse dos investidores sobre se Portugal conseguirá saldar as dívidas programadas este ano.

Verdadeiro teste ainda está para vir

O grande desafio será, dizem as duas analistas, o leilão de Bilhetes do Tesouro com maturidades maiores - superiores a dois anos.

«A União Europeia tem sido firme em dizer que vai ajudar qualquer país europeu até 2013, por isso vender dívida com um prazo de maturação menor não deverá ser muito difícil», lembrou Elizabeth Afseth. Esse será «o verdadeiro teste à confiança dos mercados».

Note-se que o Estado precisa de financiar cerca de 20 mil milhões de euros só este ano, de acordo com o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público.

Juros vão continuar imparáveis até perto dos da Irlanda

Dívida: juros a 10 anos sobem e negoceiam nos 6,8%
Continue a ler esta notícia

Relacionados