Fitch mantém «rating» mesmo com crise política - TVI

Fitch mantém «rating» mesmo com crise política

Juros da dívida

Disputa entre PS e PSD não coloca em risco notação de Portugal

Relacionados
A Fitch mantém a classificação atribuída à dívida portuguesa, mesmo com a crise política. A disputa política entre PS e PSD não coloca em risco o rating do país, uma vez que não constitui ameaça imediata ao défice para 2011.

Portugal «já adoptou um orçamento de austeridade para 2011, por isso as disputas políticas não constituem um risco imediato para a meta do défice para este ano», disse à Lusa diretor da unidade de dívida soberana da agência de notação, Douglas Renwick.

«O nosso rating para Portugal já é negativo, reflectindo as nossas preocupações sobre a redução do défice e o acesso ao mercado».

No entanto, «dada a pressão do mercado sobre Portugal, uma consolidação reforçada e reformas legislativas estruturais ajudariam a restaurar a confiança na economia».

Recorde-se que a Moody`s cortou o rating de Portugal no passado dia 15 de Março.

O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que reconhece uma recessão da economia em 2011, a subida do desemprego e dos impostos, foi entregue ontem ao Parlamento e vai ser debatido e votado esta quarta-feira.

O PSD já disse que não aceita as medidas apresentadas e que vai chumbar o documento, o que deverá levar à demissão do Governo e consequente convocação de eleições antecipadas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados