Fitch: se não pedirem ajuda, «rating» pode baixar - TVI

Fitch: se não pedirem ajuda, «rating» pode baixar

Agência Financeira

Agência de notação admite fazer o mesmo que Standard & Poor`s. Portugal está sob alta pressão

Relacionados
Fê-lo na semana passada e não põe de parte voltar à carga: a Fitch avisou esta quarta-feira que pode cortar o rating da República em breve se Portugal não pedir ajuda externa à União Europeia e ao FMI, avança a Reuters.

A pressão para o país solicitar o resgate financeiro é assim cada vez maior. Ainda há poucos dias esta agência de notação baixou em dois níveis a nota de Portugal para A-, mas pondera vir a fazer o mesmo.

A Fitch está assim prestes a alinhar com a Standard & Poor`s que, no espaço de cinco dias, cortou duas vezes o rating português.

Segundo o economista João Duque, se Portugal pedisse ajuda ao fundo de resgate europeu conseguiria poupar, pelo menos, três mil milhões de euros em cinco anos.



Um outro aviso da Fitch, mas para a Grécia: o financiamento do novo fundo de resgate europeu coloca uma pressão acrescida sobre o rating «lixo» do país.

No mesmo relatório de avaliação decorrente da cimeira da União Europeia que decorreu na semana passada, a Fitch disse ainda que os principais riscos de curto prazo para o rating soberano da Irlanda prendem-se com a recessão e os eventuais custos adicionais para apoiar o sector financeiro.

[Notícia actualizada às 13h35]
Continue a ler esta notícia

Relacionados