«Spread» da dívida face à Alemanha atinge valor mais baixo desde Agosto - TVI

«Spread» da dívida face à Alemanha atinge valor mais baixo desde Agosto

Euro

Juros relativos à Alemanha ultrapassam fasquia dos 3%, o que já não acontecia desde Maio

Relacionados
Os juros da dívida portuguesa a 10 anos estão a subir ligeiramente esta quarta-feira, numa altura em que as yields da Alemanha também estão a registar uma subida acentuada, a reflectirem a escalada das Obrigações do Tesouro, com a mesma maturidade, nos EUA.

Os juros das Obrigações do Tesouro (OT) portuguesas a 10 anos já chegaram a superar hoje a barreira dos 6,2%, o que compara com os 6,112% da sessão anterior. Ainda assim, a esta hora, negoceiam nos 6,116%.

Em alta estão também os juros relativos à Alemanha, que já chegaram a ultrapassar a fasquia dos 3,03% nesta sessão. Agora, negoceiam na casa dos 2,99%, o que já não acontecia desde Maio.

A justificar esta tendência está o facto de os juros da dívida dos EUA estarem também acima dos 3%, o maior nível desde o final de Junho, depois do acordo alcançado entre o presidente Barack Obama e os Congressistas Republicanos para o prolongamento dos cortes de impostos da era Bush, de forma a relançar a economia.

Assim, o spread da dívida portuguesa face à alemã nos títulos a 10 anos, ou seja, o prémio pedido pelos investidores para comprarem obrigações portuguesas em vez de alemãs, situa-se nos 313 pontos base. Desde o dia 24 de Agosto que não atingiam valor semelhante.
Continue a ler esta notícia

Relacionados