G20: países vão cortar défice pela metade até 2013 - TVI

G20: países vão cortar défice pela metade até 2013

Economias mais industrializadas seguem proposta do primeiro-ministro do Canadá que, na véspera do encontro, fixou esta meta para os défices públicos

Relacionados
A chanceler alemã, Angela Merkel, adiantou este domingo que as 20 economias mais industrializadas do mundo (G20), reunidas no Canadá, acordaram reduzir para metade o seu défice até 2013.

Esse objectivo «fará parte do documento final», disse Angela Merkel, citada pela Lusa.

Na véspera da cimeira, o primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, tinha anunciado que iria propor aos restantes parceiros do G20 o objectivo de cortarem a metade os seus défices até 2013. Uma meta agora aceite pelos restantes países.

Merkel: «Época de estímulos chegou ao fim»

G20: nova taxa sobre bancos será escolha de cada país

O primeiro dia da reunião das 20 maiores economias do mundo (que juntas representam 85 por cento da economia mundial e cerca de dois terços da população) começou no sábado em Toronto, no Canadá, com a realização de vários encontros bilaterais.

Criado em 1999, o G20 integra os sete países mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Itália, Japão, Alemanha), as economias emergentes (Argentina, Austrália, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia) e a União Europeia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados