CP: maquinistas prolongam greve às horas extraordinárias - TVI

CP: maquinistas prolongam greve às horas extraordinárias

CP em greve, comboios parados

Medida em marcha até final de Fevereiro

Relacionados
O Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ) decidiu prolongar até 29 de Fevereiro a greve ao trabalho em horas extraordinárias, dias de descanso semanal e feriados, disse à Lusa o presidente da estrutura sindical.

António Medeiros recordou que os maquinistas sócios do SMAQ já estão em greve às horas extraordinárias, trabalho em dia de descanso semanal e feriados desde o início de Janeiro.

Com a decisão de prolongarem a greve, os maquinistas também vão paralisar no dia 2 de Fevereiro, «dia de luta» nas empresas de transportes públicos, para o qual já foram anunciadas diversas greves.

O SMAQ, que cumpriu vários dias de greve com a duração de 24 horas no período do Natal, contesta os processos disciplinares alegadamente ilegais interpostos pela CP pelo incumprimento de serviços mínimos em paralisações anteriores.

No dia 2 de Fevereiro cumprirão uma greve de 24 horas os trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), do Metropolitano de Lisboa, da Carris, da Refer, da CP e da CP Carga.

Os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa, empresas que asseguram a travessia do rio Tejo, em Lisboa, vão participar no «dia de luta» com uma greve de três horas por turno.

Os sindicatos avançaram com estas greves para contestarem o conjunto de medidas anunciadas pelo Governo para o sector dos transportes, que consideram que vai «agravar os custos para os utentes e reduzir os salários dos trabalhadores».
Continue a ler esta notícia

Relacionados