Fitch: solução grega vai ditar rating de Portugal - TVI

Fitch: solução grega vai ditar rating de Portugal

Portugal (arquivo)

Demora para encontrar uma saída só está a piorar a situação

Relacionados
A solução encontrada pela União Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) para a crise grega vai determinar o rating atribuído pela Fitch a outros países europeus em dificuldades, afirmou o responsável pelo departamento de ratings soberanos da agência financeira, David Riley.

Na «Global Banking Conference», em Nova Iorque, Riley explicou que «Portugal, por exemplo, que tem um rating de «BBB-» na Fitch, está presentemente sob revisão. O seu rating vai depender em parte da forma como a crise grega for solucionada».

Já no caso de Espanha, o maior país da Zona Euro em risco de entrar numa crise de dívida pública, Riley garantiu estar «optimista» quato ao país, apesar de a Fitch manter oficialmente uma perspectiva negativa para a sua dívida.

Citado pela agência Dow Jones, o responsável considera improvável que a Zona Euro desmorone, mas admite que a forma como a crise grega está a ser tratada está a piorar as coisas. Para Riley, um haircut da dívida grega (perdão de uma parte da dívida) poderá ser necessário em 2013 ou 2014, mas isso seria complicado para os contribuintes de outros países mais saudáveis, como a Alemanha. Também uma troca de obrigações por títulos a mais longo prazo com juros mais baixos seria considerado um default (incumprimento) por parte da Grécia.

Para o responsável, o risco de um default desordenado da Grécia, que teria consequências extremamente negativas para toda a economia global, «é baixo», mas tem aumentado à medida que as instâncias internacionais têm permito que a crise se prolongue sem encontrarem uma solução.
Continue a ler esta notícia

Relacionados