Papel do aeroporto Sá Carneiro «será reforçado» na privatização da ANA - TVI

Papel do aeroporto Sá Carneiro «será reforçado» na privatização da ANA

Álvaro Santos Pereira

Aeroporto da região norte tem «um papel dinamizador», disse o Ministro da Economia, Santos Pereira

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O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, garantiu esta sexta-feira, no Porto, que «o papel dinamizador» que o aeroporto Francisco Sá Carneiro tem tido na região Norte «será reforçado» na privatização da ANA, Aeroportos de Portugal.

«Mais do que o modelo de gestão, o que interessa é assegurar claramente que a expansão que tem acontecido em relação ao aeroporto Francisco Sá Carneiro seja mantida e reforçada», afirmou Santos Pereira aos jornalistas, no final de uma reunião com a direção da Junta Metropolitana do Porto (JMP), como adianta a Lusa.

No sequência da privatização da ANA, o ministro sublinhou que «será, certamente, reforçado esse papel dinamizador que o aeroporto tem tido na região».

Santos Pereira adiantou que no processo de privatização da empresa, o Governo já fez os convites aos assessores jurídicos e financeiros e que a fase seguinte «passa por fazer o caderno de encargos», onde será estabelecido o «modelo de regulação aeroportuária e o modelo de privatização» a adotar, que poderá passar por uma «gestão em rede ou em separado» dos aeroportos.

Rio: Sá Carneiro «é vital para economia regional»

Já o presidente da JMP, Rui Rio, disse que, caso a privatização da ANA englobe todas as infraestruturas aeroportuárias, «serão criados mecanismos que salvaguardem a expansão do Sá Carneiro», uma infraestrutura que «é completamente vital para a economia regional».

Rui Rio adiantou ainda que vai ser estudada a possibilidade de «a Junta Metropolitana ter uma participação mais ativa na gestão do aeroporto», pois o objetivo é que «haja um acompanhamento mais próximo da região a uma infraestrutura que para ela é decisiva».

A JMP tem vindo a defender que, no âmbito da privatização da ANA, sejam introduzidas cláusulas de salvaguarda do aeroporto relativamente a outros.

Com esta ressalva, a JMP, através de Rui Rio, pretende que a expansão do aeroporto Sá Carneiro «não fique prejudicada por objetivos extra Sá Carneiro», ou seja, que esta infraestrutura «não vá sucumbir a uma estratégia maior em nome de outro aeroporto».
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