PT: salários dos gestores aprovados por 88,8% dos votos - TVI

PT: salários dos gestores aprovados por 88,8% dos votos

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro

Accionistas rejeitam indicações do Governo e dão luz verde aos prémios da equipa de gestão

Relacionados
A remuneração da equipa de gestão da Portugal Telecom, um dos pontos em destaque na assembleia-geral da PT, foi aprovada por 88,8 por cento dos accionistas, com o voto contra do Estado, escreve a Lusa.

No final da reunião, o presidente não-executivo da PT, Henrique Granadeiro, disse aos jornalistas que está «muito confortável» com a aprovação deste ponto (11 na ordem de trabalhos), pois «foi aprovado por larga maioria».

EDP também deu carta branca aos gestores

Governo foi «completamente desrespeitado»

«Oitenta e oito por cento dos votos aprovaram o ponto, tivemos votações de 100 por cento nalguns outros pontos, mas creio que 88,8 por cento é uma excelente votação», disse Granadeiro.

O accionista Estado, representado pela Caixa Geral de Depósitos, apresentou uma proposta para congelar os prémios dos gestores em 2010 e 2011, ignorada pela maioria accionista da PT.

«Esta é uma matéria da competência da assembleia-geral e da comissão de vencimentos e foram essas instâncias que foram determinantes quer na apresentação quer na votação deste ponto», comentou Henrique Granadeiro.

Instado a comentar as declarações do primeiro-ministro, José Sócrates, no Parlamento, afirmando que «em todas as assembleias-gerais o Estado votará contra qualquer proposta» que não inclua a eliminação de bónus e uma redução dos salários em 5%, Granadeiro escusou pronunciar-se.

O Ministério das Finanças deu uma indicação geral para não haver prémios nem aumentos para os gestores públicos em 2010, mas várias empresas com maioria de capital do Estado já afirmaram que pediram uma excepção ao ministério tutelado por Teixeira dos Santos.

Sabe quem são os gestores que ganham mais?

A PT fechou 2009 com um lucro de 684 milhões de euros, mais 19% do que no ano anterior, beneficiando do contributo da venda da operadora de telecomunicações marroquina Médi Télécom.

A PT foi esta semana premiada pela revista Institutional Investor, a mais prestigiada no seu segmento, com quatro galardões, entre os quais o de melhor presidente-executivo da Europa em empresas de telecomunicações, atribuído a Zeinal Bava.
Continue a ler esta notícia

Relacionados