PCP: desemprego actual é «extremamente preocupante» - TVI

PCP: desemprego actual é «extremamente preocupante»

Desemprego [Arquivo]

Partido diz que «medidas vão agravar situação»

Relacionados
O PCP considerou esta segunda-feira «extremamente preocupante» o aumento da taxa de desemprego em Portugal para os 10,8% em Abril, condenando que neste contexto sejam aprovadas medidas que vão agravar a situação.

«Os dados agora divulgados pela OCDE correspondem em termos estritos a mais de 600 mil desempregados são dados extremamente preocupantes, que confirmam o estado de recessão e estagnação em que a nossa economia se encontra», disse José Lourenço da comissão para os assuntos económicos junto do Comité Central do PCP.

De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a taxa de desemprego em Portugal chegou aos 10,8% em Abril, uma subida de 0,2 pontos percentuais face aos 10,6% observados em Março, alcançando um novo recorde dos últimos 20 anos.

«Com uma taxa de desemprego estimada agora pela OCDE em 10,8%, não pode deixar de se questionar que o Governo aprove medidas no âmbito do PEC que irão inevitavelmente fazer aumentar a taxa de desemprego», deplorou o dirigente do PCP citado pela Lusa.

José Lourenço anteviu mesmo novas subidas na taxa de desemprego nos próximos meses.

«Não é uma utopia pensar que nos próximos meses provavelmente teremos uma taxa de desemprego superior a 11% com tudo o que isso representa para as famílias, para as empresas, para a nossa economia em termos de estagnação e recessão», declarou.

«O mercado de trabalho já se percebeu que está parado, o Governo aprova medidas que vão criar mais dificuldades ao funcionamento das empresas, tira poder de compra às famílias, há todo um ciclo vicioso que se vai aprofundando», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados