OCDE: desemprego chega aos 10,8% em Abril, novo recorde - TVI

OCDE: desemprego chega aos 10,8% em Abril, novo recorde

Portugal tem a quarta taxa de desemprego mais elevada da OCDE

Relacionados
O Eurostat previu e a OCDE confirmou: a taxa de desemprego em Portugal chegou aos 10,8%, no mês de Abril. É um novo recorde dos últimos 20 anos. Ao todo, 595 mil portugueses estão à procura de trabalho, mas sem êxito.

O Governo - pela voz do secretário de Estado do Emprego - já tinha contestado. No início deste mês, aquando da estimativa do Eurostat, Valter Lemos garantiu que esta taxa iria revelar-se «inadequada». Mas a OCDE veio agora contrair o Executivo.

PSD quer mecanismos mais flexíveis de emprego

Ao todo, a percentagem da população activa no desemprego no nosso país subiu 0,2 pontos percentuais em Abril, contra os 10,6% assinalados em Março.

Veja o vídeo

O que diz a oposição

Portugal ultrapassou assim a Hungria e tem, neste momento, a quarta taxa mais elevada da Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Económico (OCDE).

Espanha continua a ser o país que apresenta a taxa mais alta (19,7%), seguido da Eslováquia (14,1%) e Irlanda (13,2%). Já Coreia do Sul (3,7%) e Holanda (4,1%) contam com as taxas de desemprego mais baixas.

Portugal perde 243 postos de trabalho/dia

«Só haverá inversão com retoma económica»

No conjunto dos países da OCDE, a taxa de desemprego manteve-se inalterada nos 8,7%, com o número de desempregados a aumentar para 46,5 milhões de pessoas.

No seio da Zona Euro, a taxa subiu dos 10%, assinalados em Março, para os 10,1%.

Despedir os piores é mais eficaz que baixar salários

Recorde-se que, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego apontada no primeiro trimestre fixou-se nos 10,6%.

O Governo estima, contudo, que Portugal chegue ao final do ano com uma taxa de desemprego de 9,8%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados