OCDE divulga hoje taxa de desemprego em Abril - TVI

OCDE divulga hoje taxa de desemprego em Abril

Gráfico

Portugal tinha em Março 10,5% da população activa no desemprego

Relacionados
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulga esta segunda-feira o comportamento da taxa de desemprego em Abril nos diferentes Estados-membros, após ter sinalizado uma taxa de 8,7 por cento em Março.

De acordo com a organização, Portugal tinha em Março 10,5 por cento da população activa no desemprego, o valor mais elevado dos últimos 20 anos.

O país apresenta-se como a quinta região com a taxa mais alta da OCDE no mês de Março, depois de Espanha (19,1 por cento), Eslováquia (14,1 por cento), Irlanda (13,2 por cento) e Hungria (11 por cento).

As taxas de desemprego mais baixas foram observadas na Coreia (3,8 por cento), Holanda (4,1 por cento), México e Áustria (ambos com 4,9 por cento).

Na Zona Euro, a taxa de desemprego manteve-se nos 10 por cento, o mesmo valor registado em Fevereiro, e aumentou 0,9 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2009, escreve a Lusa.

A subida da taxa de desemprego em Portugal, de 0,2 pontos percentuais, ficou acima da média dos países da OCDE (de 0,1 pontos percentuais).

No início do mês, a primeira estimativa do Eurostat para a taxa de desemprego em Portugal em Abril apontava para um novo máximo de 10,8 por cento.

Este valor surpreendeu o Governo, na ocasião, com o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos, a contrapor este valor com a tendência de queda observada em Abril no número de inscritos nos centros de emprego.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego observada no primeiro trimestre fixou-se nos 10,6 por cento.

O Governo estima que Portugal chegue ao final do ano com uma taxa de desemprego de 9,8 por cento, projectando que a recuperação do mercado laboral se dê com mais intensidade no segundo semestre.
Continue a ler esta notícia

Relacionados