Sócrates: é muito cedo para falar de recessão - TVI

Sócrates: é muito cedo para falar de recessão

Chefe do Governo continua optimista para 2011

Relacionados
O primeiro-ministro não se mostrou surpreendido com a contracção de 0,3% registada pela economia nacional nos últimos três meses do ano passado, face ao terceiro trimestre. A queda era já esperada, mas, considera, ainda é cedo para falar de recessão.

José Sócrates, que falava aos jornalistas após um encontro com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirmou ter «muita expectativa de que possamos chegar ao fim de 2011 cumprindo o nosso objectivo: reduzir défice para 4,6% e manter um crescimento económico».

O Governo mantém assim a meta de atingir um crescimento económico de 0,2% este ano, contra todas as previsões dos economistas e outras entidades internacionais.

No conjunto de 2010, a economia portuguesa registou um crescimento de 1,4%, acima da projecção do próprio executivo, eu apontava para 1,3%. O crescimento acabou por ser o dobro da projecção inicial do Governo, que apontava para uma expansão de apenas 0,7%.

Um feito ainda mais admirável, para José Sócrates, porque este crescimento foi alcançado num ano em que «simultaneamente fizemos uma redução de mais de dois pontos percentuais ao défice».
Continue a ler esta notícia

Relacionados