PS e PSD recusam apoiar projectos para actualizar pensões - TVI

PS e PSD recusam apoiar projectos para actualizar pensões

Euro

Partidos consideram que são insustentáveis do ponto de vista orçamental

Relacionados
PS e PSD recusaram esta quarta-feira apoiar os projectos do PCP, BE e CDS-PP para garantir a actualização das pensões e das prestações sociais, considerando que são insustentáveis do ponto de vista orçamental, nota a Lusa.

No debate parlamentar, a deputada do PS Catarina Marcelino defendeu que «seria um erro indexar o aumento das pensões ao aumento do salário mínimo nacional e afirmou que os projectos do PCP e do BE ¿não se coadunam com a realidade», são «despesistas» e «somariam milhares e milhares de euros, pondo em causa a sustentabilidade da Segurança Social».

Dirigindo-se ao CDS-PP, a deputada sublinhou que o Governo já garantiu que «assumirá em sede de previsão orçamental a salvaguarda da actualização das pensões».

Depois de críticas às «políticas sociais erráticas» do Governo, o deputado do PSD Adão Silva considerou que os projectos do PCP e do BE para a actualização das pensões representam «um aumento incomportável da despesa».

«São de tal maneira disformes que não seriam sustentáveis», afirmou, criticando também o diploma do CDS-PP que, apesar de «um aumento mais moderado nos custos» deixa «as maiores dúvidas» quanto às soluções técnicas.

O deputado comprometeu-se a apresentar «no tempo certo» as suas propostas nesta matéria «sem demagogias» mas «com sentido de justiça e de equidade social».
Continue a ler esta notícia

Relacionados