EDPR encaixa 63 milhões nos EUA em créditos monetizados - TVI

EDPR encaixa 63 milhões nos EUA em créditos monetizados

energia eólica

Empresa fecha acordo com JPM Capital para parque de 101 MW

Relacionados
A EDP Renováveis, através da sua subsidiária Horizon, assinou um acordo com a JPM Capital Corporation para um financiamento que a vai permitir encaixar 90 milhões de dólares (62,5 milhões de euros).

O financiamento vai realizar-se «em regime de tax equity no valor de 90 milhões de dólares referentes ao parque eólico de Lost Lakes - com uma capacidade instalada de 101 MW -, situado no Estado de Iowa, EUA, em operação desde Dezembro de 2009».

De acordo com o comunicado da empresa, esta parceria institucional confere ao investidor o direito a usufruir dos benefícios fiscais associados ao esquema de amortização acelerada dos activos, assim como de um subsídio financeiro («cash grant») atribuído pela Secretaria do Tesouro norte-americano, conforme a legislação aprovada no Plano de Recuperação e Reinvestimento Económico de 2009.

Medida permite «optimizar eficiência fiscal da empresa»

Recorde-se que esta é a segunda transacção «tax equity» efectuada pela EDP Renováveis que incorpora o «cash grant» em substituição dos créditos fiscais associados à produção de energia («Production Tax Credits» ou «PTC»).

Em 2009, a EDPR concluiu a instalação de 700 MW nos EUA, tendo seleccionado para cada parque eólico o instrumento de monetização de créditos fiscais disponível. Para a EDP, esta medida permite «maximizar o valor económico de cada projecto, optimizando simultaneamente a eficiência fiscal da empresa».

«A EDPR pretende manter, no actual enquadramento legal, a estratégia de escolha da melhor estrutura financeira disponível para cada projecto de produção eólica a ser executado nos EUA», termina a eléctrica.

A EDPR fechou a cair 1,34% para os 6,58 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados