Crise no emprego está a acentuar-se - TVI

Crise no emprego está a acentuar-se

Mercados

EUA: análise de 10 meses de 2008 prova que Setembro e Outubro foram os mais marcantes no que diz respeito à deterioração do mercado de trabalho

De 26% em queda livre até aos 10,4%. Segundo um estudo da Gallup, as contratações nos Estados Unidos fizeram o percurso descendente entre Janeiro e Outubro de 2008.

A relação entre as empresas que contratam e as que despedem tem vindo a aproximar-se a nível percentual: em Janeiro a percentagem de empresas a contratar estava nos 39,8 por cento e a dispensar nos 13,7%. A contratação seguiu uma tendência de diminuição, caindo de forma efectiva de 36,5 para 30 em Setembro e Outubro.

Por seu turno, os despedimentos foram subindo de forma constante de Janeiro a Outubro ¿ o período estudado pela Gallup ¿ fixando-se nos 19,6%.

Nestes 10 meses, a percentagem das empresas americanas que contrataram pessoal ficou-se pelos 9,8%; o valor de empresas a despedir chega aos 9,2%: um cenário pouco animador.

Este estudo da Gallup baseou-se em entrevistas a mais de 9 mil trabalhadores em Outubro e sugere que a deterioração do mercado de trabalhar está a acentuar-se rapidamente. A percentagem de funcionários que afirmaram estar a trabalhar numa empresa que continua a contratar pessoa caiu 30 por cento só em Outubro, o nível mais baixo do ano.
Continue a ler esta notícia