Galp quer fornecer metade do petróleo consumido em Portugal - TVI

Galp quer fornecer metade do petróleo consumido em Portugal

  • Rui Pedro Vieira
  • 10 mar 2008, 13:56
GALP encontra mais petróleo em Angola

(Notícia actualizada com mais pormenores)

Relacionados
A Galp Energia quer fornecer metade do petróleo consumido por Portugal. Uma meta a atingir entre 2015 e 2017, anunciou o presidente da comissão executiva, Manuel Ferreira de Oliveira, à margem da apresentação do seu plano estratégico para o período 2008-2012.

Isto implicará que a petrolífera forneça 150 mil barris de crude/dia, o que equivale a metade das necessidades de abastecimento de petróleo bruto do nosso País.

Recorde-se que, actualmente, a Galp produz 17 mil barris por dia.

«Os nossos projectos vão permitir reduzir 6,6 por cento a dependência energética de Portugal face ao exterior, ou seja 520 milhões de euros nas importações de energia», referiu o responsável.

45 a 95% do mercado de gás natural

Com o plano de investimentos da petrolífera, que aponta para 5,3 mil milhões de euros até 2012, a empresa conta também atingir três a seis mil milhões de metros cúbicos de gás natural, ou seja entre 45 a 95% do mercado de gás natural em Portugal.

A Galp Energia está também a avaliar a participação em projectos de exploração e produção na Venezuela e na Líbia.

Ferreira de Oliveira sublinhou ainda que os investimentos da empresa elevam a representação da Galp a 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB), adicionando 520 milhões de euros para a balança de pagamentos e 190 milhões para a balança de rendimentos.

As acções da empresa seguem a desvalorizar 1,18% para 15,80 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados