Rússia: polícia impede piquete gay - TVI

Rússia: polícia impede piquete gay

  • Portugal Diário
  • 27 mai 2007, 14:05

Manifestantes afirmam que eurodeputado está entre os dez detidos

A polícia de Moscovo anunciou este domingo a detenção de dez pessoas que tentaram realizar um piquete em defesa dos direitos dos homossexuais junto do edifício da Câmara de Moscovo, escreve a Lusa.

Entre os detidos, segundo a agência noticiosa Interfax, «está um dos organizadores da manifestação, Nikolai Alexeev», sendo que os manifestantes afirmam que a polícia prendeu também «um deputado do Parlamento Europeu», notícia esta que as autoridades russas não confirmam.

O piquete, que reuniu cerca de 40 pessoas, tinha por objectivo entregar na Câmara de Moscovo uma resolução do Parlamento Europeu onde se pedia às autoridades russas para permitirem a realização de uma parada gay no próximo ano.

No mesmo local concentraram-se também cabeças rapadas, monárquicos e representantes de várias organizações ortodoxas, os quais se manifestaram contra a realização de paradas das minorias sexuais. A polícia teve de intervir quando começaram confrontos físicos entre os manifestantes.

Noutra praça do centro de Moscovo, organizações ortodoxas e nacionalistas realizaram um comício sob a palavra de ordem «Pelo Verdadeiro Amor», protestando contra «a propaganda da homossexualidade» na Rússia.
Continue a ler esta notícia