Feiras geram negócio de mil milhões de euros em Portugal - TVI

Feiras geram negócio de mil milhões de euros em Portugal

Feiras geram negócio de mil milhões de euros em Portugal

As feiras, uma das áreas da actividade de organização de eventos, geram um volume de negócios de cerca de mil milhões de euros em Portugal, estimou hoje o director-geral da Ecorex.

Relacionados
Esta empresa organizou a Portugal Eventos, a II Feira de Serviços e Produtos para a Organização de Eventos, que começou hoje na FIL e decorre até sábado.

Falando a jornalistas na inauguração da feira, que contou com o secretário de Estado do Turismo, António Brito explicou que é difícil estimar o volume de negócios envolvido na organização de eventos, onde existem cerca de cinco mil empresas, porque se trata de uma actividade muito transversal, avança a agência «Lusa».

Trata-se de organizar acontecimentos que podem ser tão diferentes como as feiras, congressos, festas de casamento ou aniversário, concertos ou produção de moda, como o Euro 2004 ou o Paris-Dakar.

O director-geral da Ecorex adiantou que o aluguer de espaços, o cattering (fornecimento de refeições) e os meios audiovisuais são as áreas com maior facturação e, juntas, devem representar cerca de 50% do total do negócio da organização de eventos.

«Portugal tem condições físicas e geográficas, tal como capacidade profissional para organizar bem eventos, como congressos internacionais», defendeu.

Por outro lado, António Brito realçou que as empresas portuguesas, tanto as pequenas, médias como as grandes, já trabalham para vários países europeus.

Segundo o responsável da Ecorex, existem estudos que apontam para que a realização de eventos internacionais tenha um impacto positivo no local, gerando um volume de negócios, principalmente no comércio, que é 10 vezes superior ao investimento.

«E, por vezes, as autarquias não têm consciência desta situação» e não apostam nesta área importante para o sector turístico, defendeu.

Os últimos dados referem que a procura do segmento de turismo de negócios em Lisboa provinha maioritariamente de França, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Itália.

A II edição do Portugal Eventos reúne expositores de cerca de 70 empresas numa área de cinco mil metros quadrados, semelhante ao espaço da primeira edição, em 2005, mostrando produtos divididos pelas áreas de infra-estruturas e espaços, produtos, equipamentos e serviços.

Várias empresas do sector aproveitam a feira para lançar produtos, como são os casos da Europalco com o seu mobiliário luminoso e pistas de dança de vídeo, ou da Gis-Eventos com o mobiliário em cartão, «ecológico, leve e económico».
Continue a ler esta notícia

Relacionados