Há 20 mil funcionários públicos em risco de desemprego - TVI

Há 20 mil funcionários públicos em risco de desemprego

Função Pública

A maioria está no Ensino Superior e tem contratos a termo.

Relacionados
Teixeira dos Santos garante que nem todos serão afastados e os que forem terão, no entanto, direito a subsídio de desemprego, ao contrário do que acontecia.

O novo subsídio de desemprego aprovado pelo Governo poderá atingir «pouco mais de 20 mil funcionários públicos», disse Teixeira dos Santos, ministro de Estado e das Finanças, no seguimento do último Conselho de Ministros, diz o «Diário Económico».

«Não quer dizer que vão todos para o desemprego, são aqueles que ficam abrangidos pela medida de protecção», esclareceu Teixeira dos Santos.

No entanto, o ministro admitiu que este subsídio «será atribuído a um sub-conjunto muito específico, que são os que têm efectivo risco de estar no desemprego».

Segundo fonte oficial do ministério, a grande maioria dos funcionários protegidos pelo novo subsídio (19 mil), pertencem ao Ensino Superior e têm contratos administrativos de provimento (contratos a termo).

No entanto, a medida vai aplicar-se também aos funcionários com contrato individual de trabalho que estejam inscritos na Caixa Geral de Aposentações e, por isso, não tenham vínculo à Segurança Social.

No total, só com contratos administrativos de provimento há mais de 48 mil trabalhadores, o que significa, pelas palavras do ministro, que cerca de metade destes funcionários estão em risco sério de perder o emprego.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos