FMI diz que défice português pode ser melhor do que o esperado - TVI

FMI diz que défice português pode ser melhor do que o esperado

dinheiro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) admite que o défice orçamental português pode ficar este ano abaixo da meta da estabelecida, mas alerta para existência de riscos de derrapagem do lado da despesa que precisam de ser controlados.

Relacionados
Nas conclusões preliminares da unidade de técnicos do FMI, que esteve em Portugal para avaliar a economia portuguesa, pode ler-se que a execução orçamental até Maio mostra que as receitas públicas estão a evoluir melhor do que o esperado.

A manter-se esse ritmo e a intenção do governo de poupar esse excedente de receitas, o défice em 2007 poderá ficar abaixo dos 3,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) orçamentados pelo Executivo, diz o FMI.

Ainda assim, de acordo com a agência «Lusa», o Governo deve manter-se vigilante em termos da despesa, já que «parecem existir riscos de derrapagem da despesa com transferências sociais, saúde e transferências para a empresa Estradas de Portugal».

Para os anos seguintes, o Fundo Monetário desaconselha qualquer «relaxamento da despesa», sobretudo numa altura em que a redução dessa despesa assenta em medidas de efeitos «incertos» e em que 2009 é um ano de eleições.
Continue a ler esta notícia

Relacionados