Défice da balança comercial diminui 15,4% - TVI

Défice da balança comercial diminui 15,4%

dinheiro

As saídas e as entradas registaram um aumento de 10,7 por cento e de 1,3% respectivamente, de Janeiro a Março, determinando uma redução do défice da balança comercial de 15,4%.

Relacionados
A taxa de cobertura foi de 70%, correspondendo a uma melhoria de 6 pontos percentuais (p.p.) face ao mesmo período do ano anterior, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No período em análise, nas entradas assinala-se o decréscimo de 23,2% da categoria dos Combustíveis e Lubrificantes, os crescimentos de 15,9% dos Produtos Alimentares e Bebidas e de 5,2% das Máquinas e outros bens de capital.

Do lado das saídas, deve-se salientar os acréscimos de 20,9% das máquinas e outros bens de capital, de 19,0% no material de transporte e acessórios e de 12,2% dos fornecimentos industriais. Nos combustíveis e lubrificantes ocorreu um decréscimo de 24,1%.

Os resultados acumulados do comércio intracomunitário revelam que, de Janeiro a Março, houve um crescimento de 8,8% nas expedições e de 2,2% nas chegadas.

No comércio extracomunitário as exportações apresentam um acréscimo de 17,9%, enquanto que as importações diminuem 1,5%.

Para assegurar a comparabilidade, no ano 2006 os valores dos novos Estados-Membros da UE, Bulgária e Roménia foram deslocados do comércio extracomunitário para o comércio intracomunitário.
Continue a ler esta notícia

Relacionados