BCE mantém taxas de juro inalteradas nos 2% - TVI

BCE mantém taxas de juro inalteradas nos 2%

dinheiro_euro

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter as taxas de juro de referência para a Zona Euro inalteradas nos 2%.

Relacionados
Este é o mesmo nível a que o preço do dinheiro se encontra desde Junho do ano passado e a decisão era já esperada por analistas e economistas, tendo em conta os sinais de fragilidade que a retoma da economia europeia continua a apresentar.

Esta semana, o Boletim Trimestral da própria Comissão Europeia dizia que «depois de uma retoma um pouco mais rápida do que se esperava, na primeira metade de 2004, a expansão económica na área do euro continua», refere a Comissão num relatório trimestral, acrescentando que «apesar de a Zona Euro dever continuar a crescer no resto do ano, a retoma deverá tornar-se cada vez mais dependente de uma aceleração na procura interna, à medida que a economia internacional abranda e que os elevados preços do petróleo fazem sentir o seu efeito no ritmo da recuperação».

A Comissão referia ainda que os sinais, embora positivos, demonstram que «a procura interna (da Zona Euro) ainda não conseguiu ganhar ritmo, devido à fragilidade nos gastos das famílias e no investimento».

De resto, a escalada do preço do petróleo, que parece estar longe do fim, com os sucessivos máximos atingidos nos mercados internacionais, tem sido apontada como um factor penalizador da retoma. Nos preços, o BCE admitiu já que os efeitos serão negativos e que, por isso mesmo, a taxa de inflação dos Doze não deverá ficar abaixo dos 2% neste ano, como inicialmente se pretendia.

Os investidores esperam agora pelo discurso do presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, procurando indícios sobre a política monetária a seguir nos próximos tempos.

Recorde-se que esta manhã, o Banco de Inglaterra manteve também sem alterações as taxas de juro no Reino Unido, nos 4,75%, o valor mais alto dos últimos trê
Continue a ler esta notícia

Relacionados