Moçambique: alerta vermelho devido a ciclone - TVI

Moçambique: alerta vermelho devido a ciclone

  • Portugal Diário
  • 21 fev 2007, 21:53

Dirige-se para o país com ventos superiores a 160 quilómetros/hora

As autoridades moçambicanas decretaram esta quarta-feira o «alerta vermelho» na costa sul e centro do país, entre as províncias de Sofala de Gaza, face à chegada nas próximas horas do ciclone Favio, com ventos superiores a 160 quilómetros/hora.

O ciclone, que está a atravessar o Canal de Moçambique na direcção noroeste a cerca de 18 quilómetros por hora, deverá atingir a costa do país na próxima madrugada, na província de Inhambane (sul).

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) alerta, no entanto, que uma vasta linha de costa que vai de Buzi (Sofala) a Congoene (Gaza) está sob ameaça.

O Instituto de Meteorologia admitiu, entretanto, que o temporal possa «progredir para áreas do interior das províncias de Inhambane, Gaza e Sofala».

Nas últimas horas, o Favio aumentou de intensidade, passando de categoria três para quatro (numa escala de um a cinco).

Na Televisão de Moçambique têm passado ao longo do dia «spots» em que personalidades como o antigo futebolista do Benfica Mário Coluna ou o bispo D. Dinis Sengulane surgem nos ecrãs aconselhando as populações ameaçadas para as medidas de prevenção a adoptar.

O INGC aconselhou, entretanto, o encerramento de escolas e fábricas que estejam na rota do ciclone, alertando igualmente as populações para se afastarem de zonas propensas a inundações, verificarem a segurança de portas e janelas e para manterem uma reserva de víveres.

De acordo com este organismo, citado hoje pela UNICEF, em comunicado, um total de 89.390 pessoas estão em risco nas províncias de Sofala e Zambézia.

Um total de 210 militares das Forças Armadas vão estar também prontos a intervir caso seja necessário socorrer pessoas.
Continue a ler esta notícia