Bacalhau não falha no Natal apesar de aumento dos preços - TVI

Bacalhau não falha no Natal apesar de aumento dos preços

Vai haver novas regras na venda do bacalhau

Nem a crise leva portugueses a quebrar a tradição

Relacionados
Os portugueses mantêm-se fiéis ao tradicional bacalhau na noite de consoada, mesmo com a crise que atormenta a época. A verdade é que a tradição continua a falar mais alto e apesar da escalada nos preços, a procura por este peixe típico aumenta.

Nas vésperas da consoada a Agência Financeira foi às compras e percebeu que este ano, os preços do bacalhau voltaram a aumentar, tal como tem sido costume em anos anteriores.

Este ano, o preço do bacalhau está entre 50 cêntimos a um euro mais caro (por quilo) do que há um ano atrás. Numa das maiores cadeias de super e hipermercados do país, o bacalhau corrente inteiro custa 8,25 euros (Kg) e o bacalhau crescido inteiro chega aos 8,99 euros (Kg). Se tiver bolso para mais e quiser comprar bacalhau graúdo inteiro, vai gastar 12,98 euros (kg) e para o bacalhau especial inteiro o preço chega mesmo aos 14,98 euros (Kg).

Segundo fonte da Associação dos Industriais de Bacalhau (AIB), este ano estima-se «um volume de vendas sensivelmente igual ao ano passado, ou seja, um valor superior a 500 milhões de euros».

A mesma fonte garantiu à Agência Financeira que «as vendas do último trimestre do ano correspondem a cerca de 40% das vendas anuais».

Com preços para todos os bolsos, a verdade é que as diferentes categorias de bacalhau continuam a vender-se e até quem tem menos dinheiro, acaba sempre por comprar um tipo de bacalhau mais barato. A AIB diz-se, por isso, «convicta de que os portugueses nunca deixarão de comprar este produto» tão enraizado na cultura gastronómica portuguesa.

Tudo o que precisa para o Natal
Continue a ler esta notícia

Relacionados