Estado e autarquias devem 1.850 milhões às construtoras - TVI

Estado e autarquias devem 1.850 milhões às construtoras

construção

Federação da Construção alerta para graves problemas de liquidez. Em causa mais de 1,8 mil milhões

Relacionados
Os construtores continuam à espera que o Estado e as autarquias paguem o que devem. Em causa estão 1.850 milhões de euros de obras públicas por liquidar, diz o «Diário de Notícias».

Deste valor, 950 milhões dizem respeito às facturas das autarquias. O Ministério das Finanças havia anunciado que os primeiros pagamentos ocorreriam durante o primeiro trimestre mas, até agora, Reis Campos, presidente da Federação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (Fepicop), diz que nada foi pago.

O presidente da Fepicop, Reis Campos, garante que a situação é «grave», pois provoca «graves problemas de liquidez» às empresas e torna-se «mais preocupante ainda» porque, com o agravar da crise, estas têm grandes dificuldades nas relações com a Banca.

«É que o Estado tem, com as empresas, uma posição completamente unilateral. Não paga o que deve, mas exige os impostos na hora e até às empresas credoras de IVA que prestem garantias bancárias para receberem os reembolsos, esquecendo que os bancos, não só não dão crédito, como querem é receber».
Continue a ler esta notícia

Relacionados