Zimbabué: líder da oposição espancado na prisão - TVI

Zimbabué: líder da oposição espancado na prisão

  • Portugal Diário
  • 14 mar 2007, 11:49

Morgan Tsavangirai hospitalizado na Unidade de Cuidados Intensivos

O líder da oposição no Zimbabué, Morgan Tsavangirai, encontra-se hospitalizado, na unidade de cuidados intensivos, devido a um traumatismo craniano, depois de alegadamente ter sido espancado na prisão, noticiou esta quarta-feira a estação Sky News, citada pela Lusa.

De acordo com a página digital da estação britânica, Morgan Tsvangirai, dirigente do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), foi alegadamente torturado após ter sido detido pela polícia no domingo quando se dirigia para uma «oração colectiva», organizada por uma coligação de partidos da oposição, a igreja e grupos de defesa dos direitos humanos, sob o lema «Salvem o Zimbabué».

O porta-voz de Tsvangirai, William Bango, afirmou que o dirigente do MDC recebeu uma transfusão de sangue por ter perdido muito sangue.

«Acabou de fazer uma tomografia cerebral por ter uma fractura craniana», adiantou.

O líder do MDC foi presente terça-feira a tribunal em Harare, exibindo sinais de ter sido agredido com gravidade, com a cabeça cosida e um olho inchado.

O dirigente da oposição foi depois transportado para o hospital, juntamente com outros activistas detidos.

Zimbabué em profunda crise económica

O Zimbabué está mergulhado numa profunda crise económica, social e política desde 2000, quando o governo controlado pela Zanu-PF de Mugabe deu início a um controverso programa de nacionalização das terras e propriedades controladas pela população branca, ao mesmo tempo que as forças de segurança do Estado aumentaram os níveis de repressão contra opositores políticos do regime, centrais sindicais e até mesmo organizações não-governamentais acusadas de apoiar a oposição.

As leis que controlam a comunicação social foram alteradas e vários jornais independentes encerrados.
Continue a ler esta notícia