Governo admite reduzir impostos quando défice estiver abaixo dos 3% - TVI

Governo admite reduzir impostos quando défice estiver abaixo dos 3%

Teixeira dos Santos

O ministro das finanças, Teixeira dos Santos, disse esta quarta-feira que gostaria de baixar os impostos, mas que tal só é possível quando tivermos um défice abaixo dos 3%.

Relacionados
«Se à luz dos dados da Execução de Orçamento e Finanças houver margem de manobra suficiente para reduzir taxas de imposto, gostaria de o fazer, porque acho que os portugueses tem vindo a fazer um grande esforço de consolidação orçamental», garantiu à margem da Comissão de Orçamento e Finanças.

Quando questionado se estariam ou não reunidas as condições para baixar os impostos, Teixeira dos Santos foi peremptório: «Não sei. Reafirmo que baixar os impostos deve ser feito quando tivermos um défice abaixo dos 3%, que elimine o risco de podermos novamente cair numa situação de défice excessivo».

O ministro diz ainda que na actual situação orçamental «não temos condições para nos aventurarmos» neste domínio e que alterações no quadro fiscal agora «seria um risco» e poderia comprometer a «saúde» das finanças públicas.

Teixeira dos Santos garante, também que «foi pedido aos portugueses um esforço adicional, mas isso não vai ser ignorado», alertando que «se não houver condições para descer os impostos, não o farei só para ganhar as eleições».
Continue a ler esta notícia

Relacionados