Gatos matam mil milhões de animais todos os anos - TVI

Gatos matam mil milhões de animais todos os anos

Dois gatos de raça Chartreux na 9ª Exposição Felina Internacional de Elvas (NUNO VEIGA/LUSA)

Vida selvagem nos Estados Unidos ameaçada, segundo estudo

Relacionados
Nos Estados Unidos, os gatos matam mil milhões de animais todos os anos e são, por isso, uma das principais ameaças à vida selvagem.

Estas conclusões fazem parte de um estudo realizado pelos Instituto Smithsonian de Biologia e Conservação e Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos, publicado no site Nature Communications.

Segundo os investigadores, os gatos são responsáveis pela morte de 1,4 mil milhões a 3,7 mil milhões de pássaros e entre 6,9 a 20,7 mil milhões de mamíferos anualmente.

De acordo com a pesquisa, os gatos de rua ou que vivem livres na natureza estão entre as maiores ameaças, matando três vezes mais que os domésticos.

Os cientistas dizem que várias espécies morrem mais às patas dos gatos do que em acidentes de estrada, colisões com edifícios, por exemplo, no caso dos que voam, ou envenenamento.

Os pássaros autóctones dos Estados Unidos são os mais ameaçados, seguidos de ratos, esquilos e coelhos.

Uma das soluções vem de Inglaterra, através da RSPCA, de defesa dos animais, que sugere o uso de uma coleira com sino para reduzir até um terço as possibilidades de um gato matar outro ser vivo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados