Alemanha: 10 mil a favor da protecção do clima - TVI

Alemanha: 10 mil a favor da protecção do clima

  • Portugal Diário
  • 8 dez 2007, 18:04

Manifestação no dia da Protecção do Clima

Relacionados
Cerca de 10 mil pessoas manifestaram-se na Alemanha a favor da protecção do clima, e dezenas de organizações ambientalistas pediram à população que desligue as luzes esta noite por cinco minutos, para reduzir o consumo de energia, informa a agência Lusa.

Só em Berlim sairam à rua cerca de cinco mil pessoas, e em Munique, Freiburgo, Mainz, Hannover, Nuremberga e Saarbruecken centenas de pessoas participaram também em manifestações para alertar contra os riscos do aquecimento global do planeta, disse um porta-voz do Greenpeace.

Em Neurath, perto de Dusseldorf, cerca de três mil manifestantes protestaram contra a construção de uma central eléctrica movida a carvão, devido à elevada quantidade de emissões de dióxido de carbono assim necessárias para a produção de energia.

As manifestações foram convocadas no Dia da Protecção do Clima por uma aliança de mais de 80 organizações ambientalistas, de ajuda ao desenvolvimento, de consumidores e também por igrejas.

As mesmas organizações lançaram também um apelo a toda a população para desligar as luzes de suas casas este sábado à noite, durante cinco minutos, entre as 19H00 e as 19H05 (hora de Lisboa).

Em numerosos monumentos nacionais, como a Porta de Brandenburgo e a Catedral de Berlim, na capital alemã, a Catedral de Colónia, a Ópera de Frankfurt ou o Castelo de Neuschwanstein, na Baviera, a iluminação será também apagada durante este período.

Vários especialistas alertam, no entanto, para o risco de haver um «apagão« prolongado em toda a Europa, explicando que se a quebra súbita de energia ocorrer em dezenas de milhões de lares simultaneamente, pode accionar dispositivos de segurança que desligarão a rede eléctrica não apenas na Alemanha, mas também noutras países.
Continue a ler esta notícia

Relacionados