Subida do mar ameaça costa africana - TVI

Subida do mar ameaça costa africana

  • Portugal Diário
  • 8 nov 2007, 17:47

70 milhões correm o risco de fome em 2080, como resultado do aquecimento global

Relacionados
A costa Africana está perante a ameaça cada vez mais real de erosão face à subida do nível do mar, provocada pelas alterações climáticas, segundo afirmou esta quinta-feira o director do Programa ambiental das Nações Unidas, citado pela Reuters.

Achim Steiner, director executivo da UNEP, disse em conferência de imprensa que estruturas portuárias, refinarias e propriedades privadas estão em processo de degradação como resultado do aquecimento global.

«Algumas projecções do Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas apontavam que o aquecimento global poderia afectar um terço da costa africana até ao final deste século, porque sabemos que o nível do mar está a subir entre 20 a 60 centímetros», revelou Steiner.

Segundo Steiner, os efeitos do aquecimento global, nomeadamente o degelo dos glaciares, estão a ser analisados pelo painel intergovernamental, associando esta premissa aos riscos causados por mão humana.

Os cientistas acreditam que África irá sofrer mais se o planeta falhar no combate contra o aquecimento global, com partes do continente a deixar de ser habitável ou cultivável.

Em Setembro, o conselheiro científico do governo britânico, David King, afirmou que as alterações climáticas, se não forem monitorizadas, levarão ao pior cenário em África e a inundações ao longo de grande parte da costa.

David King prevê que 70 milhões de africanos correm o risco de fome em 2080, como resultado do aquecimento global.
Continue a ler esta notícia

Relacionados