Milhares de crianças abusadas pela Igreja Católica holandesa - TVI

Milhares de crianças abusadas pela Igreja Católica holandesa

Cruz

Sucessão de escândalos levou a investigação nacional por parte de uma comissão. Estima-se que uma em cada cem crianças holandesas tenha sofrido algum abuso por órgãos da Igreja

Relacionados
Notícia actualizada às 14:12

Milhares de crianças sofreram abusos sexuais nas instituições da Igreja Católica holandesa e não tiveram qualquer tipo de apoio, conclui uma investigação da Comissão Deetman divulgada esta sexta-feira.

Estima-se que uma em cada cem crianças holandesas actualmente com mais de 40 anos tenha sofrido algum abuso por órgãos da Igreja desde 1945. O número chega aos vinte por cento quando se trata de crianças que tiveram ligação a instituições católicas na sua juventude.

Esta comissão recebeu cerca de 1800 queixas de abuso sexual em escolas, seminários, orfanatos. Foram identificados 800 suspeitos, apenas 100 ainda estão vivos.

Os escândalos sexuais na igreja holandesa levaram à aprovação de compensações financeiras às vítimas no último mês.

De acordo com a Comissão Deetman, que entrevistou 34 mil pessoas, estas crianças não tiveram qualquer apoio e representam o falhanço da Igreja Católica na prevenção de abusos, refere a agência AP.

A comissão de investigação integra um antigo ministro, um juíz, um psicólogo e três professores universitários. todos acusam a igreja católica de ter falhado no apoio às vítimas para proteger a imagem do clero católico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados