Mau tempo: prevenção evitou o pior - TVI

Mau tempo: prevenção evitou o pior

  • Portugal Diário
  • 10 nov 2007, 11:25
Mau tempo no Reino Unido

Britânicos suspiraram de alívio. Centenas regressam a casa

Relacionados
A noite chegou com a terrível sensação de que o pior podia acontecer. Mas os países do Norte acordaram apenas com danos menores, causados pelo temporal que afectou sobretudo as costas de Nortfolk e Suffolk, no Reino Unido.

Centenas de pessoas abandonaram as suas casas, temendo pelas suas vidas, mas a prevenção evitou o pior.

Foram erigidas barricadas, empilhados sacos de areia e centenas de casas evacuadas enquanto a maré foi subindo, recordando a devastação do temporal que em 1953 afectou os britânico, matando centenas.

A comissão governamental de resposta de emergência realizou uma reunião urgente com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, temendo os estragos decorrentes de uma forte corrente formada no mar do Norte, que espalhou ventos e provocou inundações. Além da Inglaterra, também a Holanda, Alemanha, Escandinávia e Bélgica estiveram de sobreaviso.

Só no Reino Unido, esperava-se que mais de dez mil casas fossem atingidas e a faixa de costa que vai de Humberside até Kent seria a mais fustigada. Segundo o Diário de Notícias, Great Yarmouth, por exemplo, correu o risco de, submersa, desaparecer do mapa.

Por isso, foi com alivío que os ingleses souberam que a água subiu apenas 30 centímetros para além do nível normal.

O mau tempo desloca-se agora para a sul, que irá enfrentar uma frente fria, com neve e ventos na ordem dos 100 quilómetros por hora.
Continue a ler esta notícia

Relacionados