Reino Unido em alerta à espera maré gigante - TVI

Reino Unido em alerta à espera maré gigante

  • Portugal Diário
  • 8 nov 2007, 21:24

Primeiro-ministro britânico convocou reunião de emergência

Relacionados
O Governo britânico convocou uma reunião de emergência para discutir medidas para enfrentar uma vaga de três metros que progride desde o mar do Norte e que coincide com as marés cheias, havendo o receio de provocar graves inundações ao longo da costa oriental de Inglaterra.

Segundo noticia o jornal The Guardian, as condições previstas são semelhantes às que em 1953 provocaram enormes inundações e provocaram mais de 300 mortos.

Um responsável dos serviços meteorológicos do Reino Unido disse que esta altura de onda não era vista «há 20 anos». «A onda é esperada sexta-feira de manhã, mas a tempestade deverá acalmar [durante o dia de sexta-feira], disse Stewart Worthley, citado pela Lusa. A Agência do Ambiente, citada pela BBC lançou já um aviso de «perigo extremo para vida e propriedade».

O ministro do Ambiente britânico, Hilary Benn, realçou que existe «o risco de graves inundações existe nas regiões do litoral oriental nas próximas 48 horas».

A polícia está em estado de alerta nas regiões mais em risco, nomeadamente Norfolk e Suffolk, a fim de coordenar as urgências, designadamente eventuais evacuações. A barragem que regula o nível do Tamisa, no leste de Londres, foi também colocada em alerta, refere a agência Lusa.

«Ventos de noroeste superiores aos 75 quilómetros/hora, uma depressão atmosférica e fortes marés poderão provocar graves inundações no leste de Inglaterra», precisaram, por seu lado os serviços meteorológicos britânicos.

Os ventos mais fortes atingiram o norte de Escócia. Na ilha de North Rona, foram superiores a 160 quilómetros por hora hoje de manhã, antes de se deslocarem para sudeste.

A actividade petrolífera continua contudo a funcionar normalmente, segundo um porta-voz da BP, mas os serviços meteorológicos anunciaram fortes rajadas de vento nas ilhas Orkeny e Shetland para hoje à noite.

Europa Central também enfrenta mau tempo

A rede de serviços meteorológicos europeus (EUMETNET) alertou para a previsão de ventos fortes e abundantes quedas de neve na Europa Central esta sexta-feira.

O mau tempo resulta de um sistema de baixas pressões que se desloca da Escandinávia para a Europa Central, anunciou a EUMETNET, uma rede de 23 serviços meteorológicos nacionais, incluindo o de Portugal, com sede nas Nações Unidas, em Genebra.

A Alemanha e a Dinamarca alertaram a população para rajadas de ventos que podem atingir os 125 quilómetros por hora durante todo o dia de sexta-feira, segundo um comunicado da EUMETNET.

Uma corrente húmida vinda do norte na Europa Central também pode causar ventos fortes, «mas o que pode ser ainda mais prejudicial é a quantidade de neve fresca que é esperada para a orla norte dos Alpes», lê-se no comunicado, citado pela Lusa.

Acrescenta que as quedas de neve podem atingir os 100 centímetros de altura «causando enormes avalanchas logo no início do período de Inverno».

As autoridades portuárias holandesas anunciaram que vão encerrar o mais porto da Europa, Roterdão, porque as tempestades previstas podem provocar ondas de quatro metros e rajadas de vento que podem atingir os 100 quilómetros por hora.
Continue a ler esta notícia

Relacionados