Bélgica: capturado assaltante foragido de Portugal - TVI

Bélgica: capturado assaltante foragido de Portugal

  • Portugal Diário
  • FC
  • 16 mar 2008, 13:50

Líder de grupo criminoso que tinha fugido da prisão de Coimbra foi apanhado

Relacionados
O líder de um grupo criminoso que assaltava ourivesarias e se evadiu da penitenciária de Coimbra em 2005 foi capturado esta semana na Bélgica, escreve a Lusa.

Pedro Carmo, responsável pela Directoria de Coimbra da PJ, adiantou que o assaltante, de cidadania romena, foi detido no seguimento de «um mandado de detenção europeu emitido à ordem do processo».

No dia 19 de Junho de 2005, o indivíduo protagonizou uma fuga da cadeia de Coimbra, juntamente com quatro cidadãos de Leste, escalando os muros do edifício, apesar dos disparos efectuados por elementos da guarda prisional.

PJ investiga grupo organizado

Gangue que facturou «um milhão» em julgamento

A fuga dos cinco reclusos estrangeiros, que tinham uma viatura à sua espera no exterior da penitenciária, estaria «minuciosamente preparada e teve ajuda do exterior», tendo ocorrido durante o período de almoço.

Quatro dos fugitivos, que se encontravam na altura em prisão preventiva, estavam indiciados por assaltos à mão armada a ourivesarias, praticados em todo o país.

Os crimes foram cometidos entre Setembro de 2004 e Fevereiro de 2005, geralmente sob ameaças de arma de fogo, com o valor dos artigos de ouro roubados a rondar os 420 mil euros, tendo sido investigados pela Directoria de Coimbra.

A onda de assaltos parou no dia 18 de Fevereiro de 2005, quando os arguidos foram interceptados pela PJ durante os preparativos para entrar numa ourivesaria de Vila Nova de Gaia.

O responsável pela Directoria de Coimbra da PJ disse que espera «brevemente» a extradição do fugitivo que era considerado o líder do grupo, constituído por mais três indivíduos de leste, condenados a penas de prisão em Abril de 2006 pelo Tribunal de Condeixa-a-Nova.

Pedro do Carmo referiu ainda que o evadido da cadeia de Coimbra foi detido pelas autoridades belgas na sequência de outros assaltos praticados naquele país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados