Áustria: resultado histórico da extrema-direita - TVI

Áustria: resultado histórico da extrema-direita

Eleições na Áustria

Sociais-democratas venceram eleições com o pior resultado de sempre

O Partido Social-Democrata Austríaco (SPÖ) venceu as eleições legislativas antecipadas que se realizaram este domingo. No entanto, este é o pior resultado de sempre do partido, informa a euronews.

De acordo com os resultados preliminares, os sociais-democratas obtiveram 29,7 por cento dos votos, menos 5,7 pontos percentuais do que em 2006.

O grande destaque deste escrutínio vai mesmo para os partidos da extrema-direita, que conseguiram uma grande expressão na votação.

Extrema-direita ganha expressão

O FPÖ conseguiu 18 por cento dos votos, mais sete pontos percentuais do que nas últimas eleições, assim como o partido populista BZÖ, de Jörg Haider, que obteve 10,88 por cento, crescendo seis por cento.

Somando os votos destes dois partidos, a extrema-direita ultrapassou o resultado histórico de 1999, quando o partido de Jörg Haider teve 26,9 por cento dos votos.

Conservadores também com o pior resultado de sempre

Heinz Christian Strache, do FPÖ, celebrou o resultado euforicamente, mas não comentou uma possível aliança com o seu mentor Jörg Haider, do BZÖ.

Os conservadores do Partido Popular Austríaco (ÖVP) registaram 25,6 por cento dos votos, menos 8,7 pontos percentuais do que no último sufrágio, também o pior resultado de sempre. O partido ecologista Os Verdes desceu de 11 para 9,7 por cento dos votos.

Os austríacos foram a votos depois do Governo de coligação liderado pelos sociais-democratas ter caído em Julho passado.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE