Síria começa a votar nas primeiras legislativas dos últimos 50 anos - TVI

Síria começa a votar nas primeiras legislativas dos últimos 50 anos

Atentados na Síria - EPA/YOUSSEF BADAWI

Oposição anunciou que vai boicotar as eleições

Relacionados
Os sírios já começaram a votar nas primeiras eleições legislativas no país em cinco décadas. Contudo, a oposição, que considera que este é apenas um escrutínio de fachada, já anunciou que vai boicotá-lo.

Estas eleições surgem manchadas pelo sangue de mais de nove mil pessoas, mortas durante a repressão da oposição popular ao regime liderado pelo presidente Bashar al-Assad, e após uma reforma política no país.

Há três meses foi adotada uma nova constituição, que permitiu a formação de partidos políticos e limitação a dois mandatos de sete anos do presidente no poder.

Desde essa altura, foram criadas nove formações políticas, que estão na corrida pelos 250 lugares no parlamento com o partido Baath, que concorre representado pela coligação Frente Progressiva Nacional.

Segundo a agência noticiosa Sana, estão registados 7195 candidatos a deputados.

Apesar destas reformas, a oposição manifestou a intenção de boicotar o escrutínio, considerando que não passa de uma fachada por parte do regime, numa altura em que a violência continua no país, apesar de estar em vigor uma trégua.

O exército continua presente com homem e tanques nas cidades e vilas do país e os rebeldes prosseguem com ataques a comboios militares e postos de controlo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos