Tajiquistão com 30 graus negativos - TVI

Tajiquistão com 30 graus negativos

  • Portugal Diário
  • 6 fev 2008, 23:59
Mau tempo (Foto Lusa)

Governo apela à ajuda internacional devido à neve e ao frio

Relacionados
O Tajiquistão apelou esta quarta-feira à ajuda internacional, devido à grave crise energética e aos grandes prejuízos económicos causados por fortes tempestades de neve e por uma vaga de frio com temperaturas a rondar os 30 graus negativos, escreve a Lusa.

O duro Inverno, sem precedentes, provocou uma forte diminuição das reservas de água na barragem de Nurek, o que reduziu de forma drástica a produção de energia, explicou o Governo, em comunicado.

«Em consequência da escassez de reservas de gás e electricidade, nos últimos dias deixaram de funcionar praticamente todas as empresas industriais e pequenos comércios», informa o comunicado que estima prejuízos económicos que rondam os 245 milhões de dólares (127 milhões de euros).

«A crise afectou o abastecimento de alimentos às populações e colocou numa situação muito complicada as empresas industriais, o sector agrícola e os habitantes, pondo em risco as reformas económicas que se realizam no país», declarou Matlubjón Davlatov, acessor da Presidência tajiquistanesa, numa reunião com representantes de organismos financeiros internacionais.

TEXTO

TEXTO

Explicou que o frio destruiu centenas de hectares de vinhas, jardins e culturas de batata, e que também causou numerosos prejuízos ao sector pecuário.

Ainda segundo o Governo, o vizinho Uzbequistão anunciou hoje que cortará o fornecimento de gás natural ao Tajiquistão devido a problemas internos próprios do abastecimento, o que veio agravar ainda mais a crise.

Em Dushambe, muitas lojas, cabeleireiros e bares instalaram geradores para poder funcionar, depois do fornecimento ter sido cortado em meados de Janeiro.

A situação noutras cidades ainda é pior, pois algumas recebem electricidade apenas durante duas horas por dia, uma de manhã e outra à noite, e nas zonas rurais o corte é total, segundo informa a imprensa local.

De acordo com as autoridades tajiquistanesas, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) já pediu a outros países membros donativos para entregar ao Tajiquistão alimentos, medicamentos e outros bens de primeira necessidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados