Neve impõe caos na China - TVI

Neve impõe caos na China

  • Portugal Diário
  • 31 jan 2008, 17:19
Neve na China (EPA/Lusa)

Reservas alimentares estão a ser afectadas assim como os transportes

Relacionados
A China está a enfrentar os piores nevões dos últimos 50 anos. As condições meteorológicas estão a afectar de forma especial a região central, onde são cultivados grande parte da fruta e vegetais que abastecem o país durante o Inverno. O congestionamento da rede de transportes também está a criar sérias dificuldades às autoridades.

As tempestades de neve começaram a 10 de Janeiro. Segundo a Reuters, pelo menos 60 pessoas perderam a vida em acidentes relacionados com as condições meteorológicas. A BBC aponta que cerca de 80 milhões foram de alguma forma afectadas, em 14 províncias no centro e sul da China.

Em algumas regiões já se faz sentir a escassez de alimentos e de energia. Meio milhão de militares foram mobilizados para auxiliar as populações.

Os nevões abateram-se sobre a China numa altura em que muitas pessoas se preparavam para viajar por ocasião do ano novo chinês. Apesar de algumas estradas e ferrovias terem sido desimpedidas, há ainda muitas que se encontram bloqueadas ou condicionadas.

Bulgária: onda de frio causa dez mortos

Mau tempo nos EUA faz pelo menos três mortos

As autoridades estão a aconselhar as populações a não viajar, apesar de dezenas de milhões de pessoas estarem a tentar fazê-lo, o que já motivou a intervenção da polícia.

Canadá com 50 graus abaixo de zero

O frio também está a afectar o Canadá. Ventos polares fizeram os termómetros descer abaixo dos 50 graus negativos em algumas cidades.

Pelo menos duas meninas morreram devido ao frio. A polícia encontrou ontem uma das crianças, de um ano de idade, perto de sua de casa, com temperaturas de 30 graus abaixo de zero, na reserva indígena de Yellow Quill, zona oeste do país. A sua irmã, de três anos, havia sido localizada sem vida na terça-feira a 400 metros da habitação.

A neve tem afectado de forma especial as regiões do Ontário e do Québec, onde fecharam escolas, estradas ficaram intransitáveis e se registaram atrasos nos aeroportos.

Neve atinge também os EUA

Segundo o jornal USA Today, uma «enorme tempestade de neve» está a atingir o estado do Missouri (centro-oeste do país), levando algumas escolas a encerrar como forma de precaução.

O mesmo aconteceu no estado vizinho do Kansas, com a região à espera de mais neve nas próximas horas.

Reino Unido atingido por ventos fortes

Os fortes ventos que se fazem sentir no Reino Unido estão a causar o «caos» nas estradas britânicas, segundo noticia o jornal The Guardian. Pelo menos um motorista de camião morreu devido ao mau tempo.

As autoridades estão a aconselhar os condutores a viajarem com cuidados redobrados. Alguns portos e pontes também foram encerrados, devido aos fortes ventos, que chegam a soprar a 130 quilómetros por hora.

Jerusalém sob um manto

A região da cidade israelita de Jerusalém também está coberta de neve, tal como a região da Cisjordânia. Segundo o jornal Haaretz, várias escolas encerraram devido a quantidade pouco usual de neve para esta altura do ano na região.

O jornal recorda que o momento mais longo de queda de neve na capital judaica registou-se «em 1911, quando nevou em Jerusalém 19 dias, durante um período de 34 dias».
Continue a ler esta notícia

Relacionados