Vídeo mostra rapto em Moçambique - TVI

Vídeo mostra rapto em Moçambique

Moçambique (Reuters)

Empresário muçulmano foi levado por oito homens. Três portugueses continuam sequestrados. Portuguesa raptada terá sido arrastada pelos cabelos

Relacionados
Um vídeo divulgado esta quarta-feira pelo jornal «@Verdade» revela imagens do sequestro de um empresário muçulmano na baixa de Maputo. Os três portugueses raptados continuam ainda em parte incerta. O mesmo jornal revela que a portuguesa raptada esta semana terá sido «arrastada pelos cabelos» para fora da empresa onde estava a trabalhar.

«Os raptores entraram nas instalações, intimidaram os colegas da vítima e saíram com a vítima arrastada pelos cabelos até à viatura, que desapareceu. Há indicação que a cidadã é uma imigrante e não tem família em Moçambique», informa o jornal. A portuguesa exercia funções de gestora financeira. Muitos outros cidadãos nacionais estão a deixar o país, assustados com o clima de medo que se vive no país.

«Ninguém sai à noite, ninguém está em segurança neste momento», diz um português que chegou hoje a Lisboa e que pede para não ser identificado.

O cônsul de Portugal em Maputo, Gonçalo Teles Gomes, revelou, no entanto, que há mais dois portugueses raptados em Moçambique há mais de uma semana. O diplomata adiantou que um dos casos diz respeito a um adolescente que também tem nacionalidade moçambicana e o outro é relativo a um adulto do sexo masculino que é cidadão português.

O vídeo divulgado esta quarta-feira mostra o sequestro de um empresário muçulmano e foi registado pelo circuito interno de televisão da empresa. O rapto aconteceu na semana passada e mostra como se movimentam e estão organizados estes grupos de raptores.

O rapto ocorreu numa loja de material eléctrico. O homem parece estar a supervisionar as operações nas traseiras da loja quando entram 8 homens armados. Os homens dominam todos os empregados e apresentam-se de cara destapada. Segundo testemunhas terão disparado um tiro de aviso e levam o empresário, num dos dois carros usados no sequestro.

Este é o único registo vídeo dos mais de 12 raptos que aconteceram nas últimas duas semanas. A polícia moçambicana terá descoberto um esconderijo dos sequestradores no bairro de Bunhiça na capital. No esconderijo, a polícia deteve um suspeito e encontrou 2 armas de fogo.

O governo português confessa preocupação com a comunidade que vive em Moçambique. Paulo Portas expressou essa preocupação sobre a instabilidade e violência ao ministro dos Negócios Estrangeiros moçambicano.

Apesar da cautela, os dias vão andando em Maputo e o comércio continua a faturar. A TVI sabe, no entanto, que pelo menos uma multinacional está a dar ordem aos funcionários para deixarem o país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados